Crônica
fm.simoes@terra.com.br
  • Poemas
  • Crônicas
  • Biografia
  • Fotos
  • Prêmios
  • Produção e Administração

     

    O RIO QUE VAI PASSANDO EM NOSSAS VIDAS


    Pois é, gente amiga, nesses tempos em que o que mais se lê, seja na mídia escrita, seja na internet, seja nos jornais televisivos, etc é corrupção, violência, temas ligados a outro tão ou mais deplorável que é a política, vamos variar hoje, neste momento.

    Eu também acabo algumas vezes sendo obrigado a escrever sobre o que acima condeno, mas confesso que especialmente tratar de política me faz mal à saúde, sempre. Vamos nos permitir sair deste lugar comum prestando uma modesta, mas justa homenagem a quem está acima de qualquer suspeita.

    Eu o admiro, o respeito não apenas como um grande compositor, mas também como excelente poeta. Refiro-me a Paulo César Batista de Faria que nasceu em 12/11/1942 no Rio de Janeiro. Mais conhecido como Paulinho da Viola.

    Hoje ele está completando 70 anos de vida. O samba, com ele, não perdeu suas raízes, porém mudou, sim mudou dentro dos padrões de composição desse vascaíno e integrante da digna Velha Guarda da Portela, a Escola de Samba do seu coração.

    Paulinho da Vila também se destaca por sua postura, sua elegância, sem pender jamais para o esnobismo. Como escreveu na Folha de S. Paulo o jornalista Lucas Nobile, “o refinamento do choro vai ao encontro da pureza do samba em sua forma mais genuína de criação.”

    Consta que o nosso bravo Paulinho da Viola chegou a ser bancário, todavia depois com a convivência com grandes Mestres da música popular brasileira, tais como, Nelson Cavaquinho, Cartola, Zé Ketti, Pixinguinha, entre outros, e mais adiante com Hermínio Bello de Carvalho, Elton Medeiros e tantos outros letristas da melhor qualidade, ele desistiu, para nossa sorte, da carreira de bancário.

    Aliás, este é um ano em que outros nomes de destaque da nossa melhor MPB estão igualmente chegando aos 70 anos. Lembro rapidamente de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros.

    A rádio CBN prestou uma bonita homenagem a Paulinho da Viola no programa que vai das 6 às 9:30 horas. Ele merece, com certeza, todas as homenagens que puderem ser feitas e que naturalmente ocorrerão hoje e nos próximos dias.

    Sua obra imensa assim como sua biografia poderão ser consultadas no site http://www.paulinhodaviola.com.br/portugues/.  Se você quiser poderá parabenizá-lo pelo “Entrando em Contato”, link do próprio site.


    Francisco Simões (12/Novembro/2012)