Crônica
fm.simoes@terra.com.br
  • Poemas
  • Crônicas
  • Biografia
  • Fotos
  • Prêmios
  • Produção e Administração

     

    VÍTIMAS DO OLHO GRANDE, DE NOVO?!


    Os que acompanham meu trabalho sabem que já divulguei dois ou três textos comentando o que eu chamo de “Vítimas, mas do Olho Grande”. Pois há dias atrás quando eu caminhava pela manhã escutei no programa da rádio CBN, no horário conduzido pela Lúcia Hipólyto, uma notícia quase inacreditável.

    A polícia já localizara e prendera 17 pessoas que vinham aplicando o golpe do “empréstimo por telefone” que já atingira 126 vítimas. O fato já acontecia há cerca de 5 anos, mas somente há uns 6 meses alguém decidiu denunciar.

    Eles ligavam e diziam representar um Banco de São Paulo que, em verdade, nada tinha a ver com o que faziam os tais pilantras. Os vigaristas diziam que suas vítimas em potencial deveriam antes fazer um determinado depósito para terem direito a requerer o empréstimo em questão.

    Amigos leitores, em pleno século XXI ainda existem pessoas que acreditam neste tipo de golpe que é mais antigo que o mundo? Eu mesmo respondo: existem sim, são as que eu classifico sempre como “vítimas do olho grande”. Em resumo, aquelas que se julgam muito espertas, e que querem levar vantagem em tudo. Conheço pelo menos uma a qual me referirei ao final deste texto, anonimamente.

    Se não houvesse este tipo de gente esses safados não se criariam. Afinal você atende ao telefone, ouve alguém que não conhece dizer que está lhe oferecendo um empréstimo como representante de um Banco, sem nenhuma identificação, e ainda lhe coloca como condição você fazer primeiro um depósito em conta corrente que o vigarista informa e você acredita? Desculpem, não tenho pena da “vítima”.

    Como devem ter-lhe dito que as taxas seriam as mais baratas do mundo isto logo acendeu aquela maldita luz do levar vantagem em tudo. Nunca perdoei o craque Gerson por ser ele, no passado, o grande divulgador deste procedimento em determinado anúncio.

    O pior é que dão trabalho à polícia que precisou de seis meses para, em serviço de inteligência, descobrir os 17 vigaristas. Gente, por favor, pára com isso, ninguém dá nada de graça, e se quer dinheiro na mão, trata de procurar trabalho e não pensar que sua vida vai ser resolvida de forma fácil porque a personagem Griselda, da novela das 21 horas, “acertou” as seis dezenas da mega sena!!

    Aliás, as novelas andam cheias de propagandas enganosas, tanto das loterias, como das empresas que vendem hambúrguer, até para crianças, produtos de beleza, bebidas para todos os gostos, etc e tal. Já viram que hoje, nas novelas, qualquer comemoração, mesmo com gente mais simples, é sempre com champanhe?

    Continuava eu minha caminhada quando ouvi a Lúcia lembrar outra notícia em estilo semelhante ao acima referido. Ela se referia ao que é conhecido como “A Fraude da Antecipação de Pagamentos” ou o 4-9-1, e como dizem alguns, o equivalente ao 171 brasileiro. A origem deste golpe está na Nigéria.

    Só que ele existe creio que desde os anos 80 e perdura até hoje. Segundo os noticiários a respeito, não há interesse de autoridades nigerianas em coibi-lo por isso ele se alastra pelo mundo todo. Ele é aplicado inclusive aqui no Brasil já há muitos anos pela internet. Todos nós recebemos vez ou outra, mensagens estranhas de apelos que poderão conhecer melhor entrando por este link http://www.quatrocantos.com/lendas/58_419_scam_nigeria.htm Leiam tudo com muita atenção.

    Vocês já devem ter recebido mensagens que nos oferecem, a preços módicos, uma quantidade imensa de e-mails que eles catam neste espaço virtual. Nem sabem para quem estão escrevendo, mandam para todo mundo. As mensagens de apelo são destinadas a todos esses endereços eletrônicos por eles tirados daqui mesmo. O meu deve estar lá, pois já as recebi, e o de vocês também, claro.

    O importante é não deixar que o olho grande nos domine e embarquemos nessas canoas furadas. Infelizmente alguns acabam entrando numa viagem sem volta. O prejuízo é sempre certo. Saberão com detalhes como tudo acontece entrando pelo link acima. Está tudo lá. Dizem que o golpe chega a gerar algo que atinge as cifras dos bilhões de dólares. Acredite se quiser.

    Para encerrar vou lembrar aqui que certa amiga nossa um dia foi abordada por um casal muito bem vestido, bem falante e que lhe contou uma história impossível de alguém acreditar, não fosse o tal “vírus” do olho grande convencê-la. Eles disseram ter em mãos um bilhete premiado, algo em valor bem elevado.

    Infelizmente eles teriam que viajar para o Rio e lá tomar um avião para um compromisso inadiável em outro Estado. Assim aceitariam qualquer valor que ela, a vítima em potencial, pudesse dar a eles em troca do bilhete. Um absurdo incredível.

    Pois ela logo pensou na “grande vantagem” que aquilo representava e foi até sua casa em companhia do casal. Pegou seu cartão bancário e junto com eles se dirigiu a uma agência de Banco. Sem titubear retirou, no caixa, tudo que tinha em poupança. O caixa estranhou, mas ela insistiu que sabia o que estava fazendo.

    Se não era uma fortuna era, porém o que conseguira juntar pensando no dia de amanhã que, naquele momento, ela esqueceu, ou impediu que o bom senso a lembrasse. Entregou tudo ao casal que agradeceu e sumiu num passe de mágica.

    A tal senhora, momentos depois de volta a casa, foi alertada por uma amiga. Naquele instante ruiu o sonho do olho grande e ela caiu em prantos num sofá. Mas, “Inês já era morta”. Não, o nome da amiga não é Inês, é apenas um ditado. Quanto a tal senhora, bem, já tem idade para ter juízo, pois está pelos cinqüenta e tal!!

    Repito: das vítimas do olho grande eu jamais sentirei pena.


    Francisco Simões. (novembro/2011)