Crônica
fm.simoes@terra.com.br
  • Poemas
  • Crônicas
  • Biografia
  • Fotos
  • Prêmios
  • Produção e Administração

     

    O RECONHECIMENTO DO MÉRITO


    Gente amiga, hoje estamos atualizando o meu site pessoal em clima de festa? Aniversário? Não é bem assim, mas poderia eu dizer que meu coração está em júbilo, sim.

    Eu queria escrever algo para colocar aqui, e nem precisava porque tenho vários textos escritos e esperando, na fila, que eu me decida a divulgá-los. Porém nenhum deles me interessou neste momento.

    Os que me acompanham desde quando comecei a escrever neste espaço virtual, sabem que já cá estou há mais de dez anos. Passei por diversos sites, me alarguei demais e depois resolvi me “encolher” num processo, digamos de seleção. Afinal escrever para espaços demais cansa, desgasta, e acaba transformando o que é prazer em obrigação. Disso não gosto.

    Hoje me restrinjo ao Coojornal do Rio Total, à minha coluna no ESPAÇO ECOS, parte do grande Portal de Vânia Diniz, a minha coluna no site do SINAL, do Sindicato dos Func do BACEN, apoiado pelas amigas Lucia e Michelle, e podem me encontrar com poesias no GERMINA – Literatura e Arte, dirigido entre outras pela amiga Silvana Guimarães, assim como também estou na Academia Virtual Brasileira de Letras, dirigida por Efigênia Coutinho.

    Claro que eu deixei por último para citar este meu site pessoal. Ele existe já há uns nove anos. Nele podem não só me conhecer, como ter informações sobre tudo que já fiz nesta vida, especialmente nos campos artístico e cultural. Aqui tem quase tudo sobre a minha vida, pois nada tenho a esconder.

    Crônicas, poesias, prêmios obtidos em concursos literários, selos de premiação que alguns sites decidiram conceder-me, meu trabalho com a Arte Fotográfica, as minhas fotografias artesanais (algumas), exposições que fiz, os filmes em curta metragem que produzi e que concorreram em Mostras e Festivais nos anos 70, etc.

    No link para Fotos há lá creio que 13 álbuns. Por eles verão muito de mim, de meus familiares, minha vida com a saudosa Zezé, nossas viagens, minha vida atual com nova família, nossos três cachorrinhos muito lindos, nossa querida Cabo Frio, algumas das incursões de minha Lena em plantações que vingaram bem, e nosso pacífico e feliz relacionamento com a Natureza, especialmente com os passarinhos, alguns que nos visitam, e visitam mesmo, entrando aqui em casa, passeando por vários cômodos e somente saindo quando lhes apetece.

    Entretanto eu quero mesmo lhes dizer agora é que estou feliz, e muito feliz, porque neste mês faz um ano que a grande amiga Irene Serra assumiu também o meu site pessoal. Irene que foi a primeira a me apoiar na internet, no começo de 2001, acolhendo meu primeiro texto divulgado no Coojornal de sua revista RIO TOTAL: “Formatura de Segundo Grau”.

    Lembro que estou hoje com um total de 772 textos divulgados, em prosa, incluído este, fora as poesias. E tudo começou com o apoio sempre presente de Irene Serra. É verdade que tenho recebido outros apoios por demais importantes, que me divulgam, que repassam o que escrevo, só não posso negar que tudo começou com ela. O meu site pessoal começou durante o ano de 2002.

    Teve outro comando durante anos, e foi fruto de uma premiação que ganhei em certo Concurso de Poesias. Mas, já há um ano é Irene Serra quem cuida dele, o atualiza, e reformulou sua apresentação. Muitos consideraram que ele ficou mais bonito e eu concordo.

    Então rendo aqui minha modesta homenagem a esta amiga incansável e exemplo de dedicação e talento. Que a vida nos mantenha amigos e muito produtivos por longo, longo tempo. Obrigado, Irene, e obrigado ao seu marido, o nosso bom Luiz que também participa do seu trabalho e mais se faz presente ainda nas emergências. Um grande abraço a ti, Luiz.

    E vamos em frente, pois se atrás vem gente, à frente há muitas amizades a conquistar e muita coisa a fazer. Obrigado também a todos os amigos e amigas que sempre prestigiaram e continuam prestigiando o nosso trabalho.


    Francisco Simões (Abril/2011)